História

Cursos - Graduação Presencial

HistoriaConcepção do curso
A luz das Diretrizes Curriculares (Resolução CNE/CES 13, de 13 de março de 2002) a formação do historiador tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício adequado da profissão. O curso de História através das propostas desenvolvidas ao longo dos semestres pretende proporcionar a formação de um educador que seja mais do que um mero transmissor de conhecimentos, mas sim um intelectual organizador do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula, dominando não só os conteúdos e conceitos específicos da sua área, mas também técnicas e metodologias que possibilitem a construção de um processo de aprendizagem mais significativo.

Objetivo Geral:
O curso de Licenciatura em História tem como objetivo a formação do historiador generalista, do educador comprometido com o resgate, registro, estudo, preservação e divulgação da memória e do patrimônio cultural regional, nacional e mundial, atuando como educadores em instituições e projetos voltados para esta área e em todos os níveis do magistério, com consciência crítica, reflexiva e preparados para as exigências do mercado de trabalho competitivo da sociedade contemporânea.

Objetivos específicos
– Capacitar docentes para atuar nas escolas de nível fundamental e médio;
– Possibilitar ao professor a compreensão da diversidade cultural das sociedades humanas, aprendendo a valorizar as diferença como expressão da criatividade e inteligência humana.
– Identificar as várias correntes da historiografia, podendo se situar e optar por uma linha teórica no campo da produção do conhecimento histórico.
– Apresentar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e análise das relações sócio-históricas;
– Propor a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;